Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: FORMAÇÃO POLÍTICA PARA A CONVIVÊNCIA EM UMA SOCIEDADE PLURAL

2015; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 40; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18593/r.v40i2.6548

ISSN

2177-6059

Autores

Telmo Marcon,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

<p>Com o presente artigo, objetivou-se refletir sobre os desafios de uma educação<br />para a democracia no contexto das sociedades complexas, nas quais a diversidade e a pluralidade se evidenciam com muita intensidade. Buscando alcançar conta esse objetivo, no artigo, contextualizam-se algumas críticas à democracia, analisam-se alguns pressupostos de uma educação para a democracia e se conclui apontando alguns desafios postos às instituições sociais, particularmente à escola, no sentido de cumprir sua função de formadora intelectual e política dos cidadãos. Defende-se, aqui, a tese<br />de que a democracia, concebida como organização política e como modo de vida, constitui-se em uma perspectiva fecunda para o enfrentamento e a superação de conflitos e para uma convivência social fundamentada no diálogo.<br />Palavras-chave: Educação. Política educacional. Democracia. Gestão democrática.</p>

Referência(s)