
O IFSul como acontecimento em Sant’Ana do Livramento: uma análise discursiva sobre os processos de referencialidade a partir de textos dos seus estudantes
2016; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15536/thema.12.2015.14-25.216
ISSN2177-2894
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoA regiao limitrofe entre Brasil e Uruguai, onde se situam as cidades de Sant’Ana do Livramento e Rivera, vinha ha muito tempo sendo relegada no âmbito de investimentos em politicas publicas voltadas para o desenvolvimento social e educacional. A cidade brasileira, considerada a segunda maior em extensao de terras do Rio Grande do Sul e ladeada pelo latifundio, apenas em meados de 2006, viu ser instalada uma universidade federal e, em 2010, um instituto federal de educacao. Diante desse quadro, em tarefa realizada na disciplina de Comunicacao e Expressao em Espanhol e Portugues (CEEP), foi proposto aos alunos escreverem um texto que falasse sobre o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) câmpus Santana do Livramento (SL), onde estudam. Com base teorica na Analise do Discurso, este trabalho tem como objetivo analisar, levando em consideracao a referencialidade numa perspectiva discursiva, os possiveis efeitos de sentido constituidos a partir da forma como os sujeitos fazem referencia ao IFSul, considerando sua instalacao na cidade como acontecimento. O corpus se constitui de quatro textos de estudantes do 1o semestre do curso binacional subsequente Tecnico em Informatica para Internet, tres de estudantes brasileiros e um de estudante uruguaio. Considerando o percurso historico das politicas publicas em educacao para essa zona fronteirica, a analise do corpus possibilita identificar, nos movimentos de sentido, formas de referenciar que se mostram opacas e sujeitas ao deslize.
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