Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O MUNDO EM CASA: O SUCESSO DA TELEVISÃO POR CABO NA ERA DA INTERNET

2016; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17060/ijodaep.2015.n2.v1.332

ISSN

2603-5987

Autores

Carla Sofia Figueiredo,

Tópico(s)

Multimedia Communication and Technology

Resumo

Este artigo é baseado num estudo longitudinal, entre 2005 e 2015, acerca do consumo da TV por cabo de famílias, numa área urbana do Norte de Portugal. Na última década, a televisão por cabo tem ganho dimensão e relevância, em paralelo com o crescimento do consumo da Internet, dois ícones da cultura digital de hoje. Em ambos os casos, a televisão e a Internet tendem a ser práticas crescentemente individualizadas e personalizadas, expressando identidade, preferências e diferença, e não mais rituais familiares coletivos. Ao contrário, porém, das perspetivas sobre o futuro da televisão, segundo as quais a expansão do consumo da televisão através da própria Internet, em casa e fora de casa, tende a liquidar a televisão como nós a conhecemos, a questão é que a cultura da televisão muda conforme muda a sociedade e a família, de modo que ver televisão sentado diante do aparelho continua ainda a ser uma marca distintiva do continuum cultural entre a casa e o mundo.

Referência(s)