Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE OSCAR LORENZO FERNANDEZ PARA O ENSINO DA MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS (1930-1931)

2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 20; Issue: 49 Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/61437

ISSN

2236-3459

Autores

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo Este estudo tem como objetivo analisar a proposta pedagógica de Lorenzo Fernandez, músico nacionalista que atuou no Instituto Nacional de Música e na Universidade do Distrito Federal - UDF -, instituições sediadas na cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. A principal fonte documental mobilizada nesta investigação é o periódico Illustração Musical (1930-1931). Como resultado percebe-se que, para Lorenzo Fernandez, a base do ensino da música nas escolas públicas era a formação de professores por meio de cursos especializados com ênfases musicais e pedagógicas consistentes, uma proposta que dependia dos investimentos do governo brasileiro vigente no período em questão.

Referência(s)