Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Desenvolvimento de Jogos Utilizando XNA: um Exemplo com o Jogo SpaceX

2016; UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21727/teccen.v5i2.485

ISSN

1984-0993

Autores

Joni Pereira de Pinho Rodrigues da Silva, Janaína Veiga, Carlos Vitor de Alencar Carvalho,

Tópico(s)

Mobile and Web Applications

Resumo

A área de jogos eletrônicos tem crescido cada vez mais. Pode-se, nos dias atuais, encontrar jogos em diversos dispositivos: computadores pessoais, consoles domésticos e dispositivos móveis. O desenvolvimento de um jogo não é uma tarefa fácil, pois envolve diversas áreas de conhecimento e também diversas subáreas da computação. A área de desenvolvimento de jogos desperta muita curiosidade e interesse em muitos programadores, entretanto a maioria das instituições de ensino superior com cursos na área de computação não apresentam o foco ou disciplinas específicas para o desenvolvimento de jogos, principalmente em Curso de Sistemas de Informação. Esta foi uma das motivações para o desenvolvimento deste trabalho. Este artigo apresenta o framework XNA e as suas principais funcionalidades para desenvolvimento de jogos eletrônicos interativos. Como resultado e exemplificação o artigo também apresenta o desenvolvimento de um jogo 2D, chamado SpaceX.

Referência(s)