
Duas Práticas de Uso da Resistência ao Poder Eclesiástico como Estratégia Educativa
2014; Volume: 24; Issue: 61 Linguagem: Português
10.15600/2236-9767/impulso.v24n61p79-92
ISSN2236-9767
AutoresMaria Aparecida Corrêa Custódio, T.B. Aguiar,
Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoO presente artigo surge da combinacao de dois personagens relevantes para a historia da educacao, cujas trajetorias de vida constituem inspiracao para educadores de todas as epocas: Jan Hus (1369?-1415) e Amabile Lucia Visintainer (1865-1942), que se tornou a Madre Paulina do Coracao Agonizante de Jesus. A ideia e investigar a interface das trajetorias de vida, das praticas educacionais e das posicoes de Hus e Amabile no âmbito das lides de poder na Igreja Catolica, ja que ambos foram condenados ao aniquilamento. Para isso, analisamos fontes primarias e secundarias e a literatura especializada, da qual destacamos - sobretudo - as perspectivas de Certeau (2009) a respeito das questoes socioculturais em torno do poder, entendido como categoria relacional, e de outros pensadores com os quais dialogamos para analisar as questoes em pauta. Exploramos, inicialmente, o trajeto, as acoes educativas e as posicoes de Hus. Em seguida, tratamos de Amabile. Indicamos que ambos estao imbricados com os contextos da Igreja e da sociedade de sua epoca, compreendendo que cada um, em seu tempo e lugar, dialogou com uma Igreja que preserva determinados discursos e praticas que perduram ao longo dos seculos. Por fim, apontamos os ensinamentos extraidos da trajetoria desses educadores no momento mais crucial de suas vidas: a hora de confrontar ou reinventar as arbitrarias ordens do poder clerical. E vislumbramos seus legados para a educacao das futuras geracoes.
Referência(s)