
Caracterização das graduações em enfermagem segundo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
2016; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 69; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/0034-7167.2016690222i
ISSN1984-0446
AutoresMaría Socorro de Araújo Dias, Lucilane Maria Sales da Silva, Liélma Carla Chagas da Silva, Alexandro do Vale Silva, Raimundo Augusto Martins Torres, Maria da Conceição Coelho Brito,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoRESUMO Objetivo: caracterizar os cursos de Enfermagem segundo resultados do Enade, nos ciclos avaliativos de 2010 e 2013. Método: estudo quantitativo de base documental, com organização e análise dos dados orientados pela estatística descritiva. Resultados: a análise dos relatórios do Enade permitiu identificar um decréscimo no número total de instituições que ofertam cursos de graduação em enfermagem e que passaram pelo processo avaliativo. As regiões Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil apresentaram as maiores quantidades de cursos avaliados, bem como os melhores resultados nos dois ciclos avaliativos. Observou-se também que os cursos avaliados como sem conceito em sua maioria pertenciam as instituições privadas. Conclusão: os resultados desses ciclos avaliativos são importantes para subsidiar processos investigativos e interventivos sobre e com os cursos de graduação em enfermagem.
Referência(s)