
A inclusão de surdos no trânsito
2016; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1982-0216201618317615
ISSN1982-0216
AutoresVânia Mendes de Souza, Vanessa Dourado Mascarenhas, Letícia Ohanna Felipe dos Santos Antas, Jaims Franklin Ribeiro Soares, Wagner Teobaldo Lopes de Andrade,
Tópico(s)Assistive Technology in Communication and Mobility
ResumoRESUMO: Objetivo: investigar como se dá o processo de inclusão de surdos no cenário do trânsito. Métodos: participaram do estudo 20 sujeitos, divididos em três grupos: G1, composto por 10 surdos; G2 composto por cinco profissionais de uma instituição de referência em assistência a sujeitos com necessidades educacionais específicas e G3 composto por cinco profissionais de um Departamento Estadual de Trânsito. Foram aplicadas entrevistas gravadas em áudio e vídeo, cujas respostas foram analisadas por meio do software Qualiquantisoft e aquelas com sentido semelhante foram reunidas para a construção de discursos do sujeito coletivo, tendo como base o método proposto por Lefèvre e Lefèvre. Resultados: os discursos do sujeito coletivo apontam para dificuldades na acessibilidade de surdos no trânsito e no processo de obtenção e renovação da carteira nacional de habilitação. De uma forma geral, todos os grupos apontaram sugestões como: a necessidade de intérprete para mediar o processo, a capacitação de profissionais para atenderem surdos e a realização da prova teórica em Libras, utilizando recursos de vídeo. Conclusão: embora haja avanços, há inúmeras falhas no que se trata da acessibilidade de pessoas surdas tanto no processo de obtenção/renovação da carteira nacional de habilitação quanto no trânsito. Portanto, é urgente que seja discutida a realidade enfrentada por essa população, visando soluções que possam garantir aos surdos não apenas o acesso ao trânsito, mas também a construção e adequada execução de políticas públicas que venham a lhes fornecer acessibilidade e segurança.
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