
A produção imaginária e a formação do sentido estético. Reflexões úteis para uma educação humana
2006; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Inglês
ISSN
1980-6248
Autores Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoEste texto configura-se como um ensaio sobre duas questoes que, na perspectiva historico-cultural, sao consideradas fundamentais na constituicao humana do homem: sua capacidade criadora e o sentido estetico das suas obras. A primeira nos remete a um pressuposto teorico cujo valor empirico e historicamente comprovado. O homem e um ser criador das suas condicoes de existencia. Tal pressuposto e o fundamento do que e denominado aqui de “producao imaginaria”, cuja discussao forma a primeira parte deste texto. Tres aspectos – considerados importantes na analise que e feita da “producao imaginaria” – sao sucessivamente discutidos. Inicialmente, o conceito de “atividade imaginaria”, partindo do principio de que a ideia de producao indica um determinado tipo de atividade humana cujo modelo, na perspectiva deste ensaio, e a teoria do “trabalho social” de Marx. Em seguida, sao discutidas as razoes que levam a introduzir na analise o conceito de imaginario, como uma instância primordial que designa o poder criador do ser humano. O proprio modelo do “trabalho social” justifica o status do imaginario de fonte de toda e qualquer forma de atividade produtiva que, antes de consumar-se nos planos do real concreto ou do simbolico, e um processo da subjetividade restrita do sujeito produtor. Pressupondo-se que criar – como ocorre com qualquer outra caracteristica humana – e uma funcao do sujeito criador, conclui-se que se justifica falar de uma funcao imaginaria, da mesma forma que se fala de funcao de falar, de pensar, de sentir, de agir, etc. Finalmente, e discutido o conceito de producao imaginaria e natureza da diversidade desse tipo de producoes. Na segunda parte do ensaio, discute-se o que, na perspectiva nele assumida, entende-se que e o fundamento do sentido estetico, algo que aparece como inerente ao conceito de sensibilidade humana, que, por sua vez, e associado com a capacidade criadora do ser humano. A analise das duas questoes que constituem o objeto de analise deste ensaio fornece elementos para avaliar sua importância na educacao humana do homem.Abstract: This text is an essay on two issues that, in a cultural-historical perspective, are fundamental for man’s humane constitution: his creative skill and the aesthetical sense in his works. The first one addresses us to a theoretical principle whose empirical value is historically proved. Man is a being that creates his own existing conditions. This principle supports what is here named “imaginary production”, and its discussion is the topic of the first part of this text. Three aspects considered important in the analysis of “imaginary production” are successively discussed. The first one is the concept of “imaginary activity”, based on the principle that the production idea indicates a certain kind of human activity whose model, in the perspective assumed in this text, is Marx’s “social work” theory. Next, there is a discussion of the reasons that lead us to insert the imaginary concept in the analysis, like a prime instance that defines the human being’s creative skill. The “social work” model explains the status of the imaginary instance as being the source of each and every kind of productive activity that, before being accomplished in the concrete or symbolic field, is a process of the producing subject’s restricted subjectivity. When we assume that creating – like any other human characteristic – is one of the creating subject’s functions, we conclude that it is reasonable to talk about an imaginary function in the same way that we talk about the speaking, feeling and acting functions. Finally, the imaginary production concept is discussed, as well as the nature of diversity in this kind of production. In the second part of the essay, there is a discussion of what is understood as the fundamentals of the aesthetic sense, in the perspective taken in this essay. It is something that appears to be inherent to the human sensbility concept, which, in its turn, is associated to the human being’s creative skill. The analysis of the two issues that constitute this essay’s object of analysis provide us with elements to evaluate its importance to man’s humane education.Key words: Imaginary instance. Imaginary production. Creativity. Aesthetics. Aesthetic sense. Education
Referência(s)