
Aplicações interativas como potencializadoras de múltiplas inteligências
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/etd.v18i2.8635194
ISSN1676-2592
AutoresRaquel Alves Santos, Edna Gusmão de Góes Brennand, Ismênia Mangueira Soares,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEsta pesquisa tem como objetivo a construção de um modelo conceitual para produção de conteúdos digitais ancorados na Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner - TIM. Este modelo fundamentou a produção do protótipo de material didático hipermídia com aplicação para a Televisão Digital Interativa – TVDI e potencial para ativar as cinco mentes que serão necessárias aos gestores do futuro. O uso da ferramenta de autoria denominada Marker validou o modelo conceitual e comprovou que ele possui boa aplicabilidade, visto que as aplicações interativas produzidas podem possibilitar aos gestores acionar suas múltiplas inteligências e buscar diferentes caminhos para a aprendizagem. A associação de recursos como a TVDI e conteúdos educativos interativos na educação propicia o surgimento de uma ferramenta midiática capaz de alavancar a construção de uma educação pautada em estratégias que lancem mão de técnicas e práticas que possam favorecer a aquisição do conhecimento.
Referência(s)