
MEMÓRIA DE LEITURA DE EDUCADORAS E EDUCADORES DO CAMPO
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 5; Issue: 6 Linguagem: Português
10.18542/rmi.v5i6.2838
ISSN1806-0560
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoAssuminos, nesta reflexão, uma concepção de linguagem assentada no príncipio do dialogismo e da alteridade, conforme postura Bakhtin (1988), compreendendo que a linguagem não se origina nem no sujeito nem na sistematicidade da línguagem, mas na interação orientada pela história e pela ideologia. Desta concepção, resulta a compreensão de que a leitura também não corresponde a uma prática solitária e individual, pois é produzida no entrecruzamento de discursos em circulação e em relação à posição que o sujeito leitor ocupa na esfera social. Centrando suas bases nesta concepção de linguagem, este trabalho objetiva analisar sentidos de leitura que educadores e educadoras do campo constroem sobre o seu próprio percurso formativo, considerando o ato de rememorar experiências como espaço possível de (re)criação e construção de novos saberes. Palavras-chave: Linguagem. Discurso. Leitura.
Referência(s)