
Base nacional curricular comum: a falsa oposição entre conhecimento para fazer algo e conhecimento em si
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 32; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/0102-4698153052
ISSN1982-6621
Autores Tópico(s)Educator Training and Historical Pedagogy
ResumoRESUMO: Assumindo uma visão da política como processo de signifiXação a partir da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, foco o atual debate sobre bases nacionais curriculares comuns no Brasil. Sendo o antagonismo social inerradicável, defendo que o terreno político é sempre marcado por articulações entre uma pluralidade de demandas. Utilizo a experiência da Austrália como ponto de partida para destacar duas ideias que se antagonizam nas discussões sobre base curricular comum no Brasil, quais sejam: conhecimento para fazer algo e conhecimento em si. Após analisar a oposição entre elas, argumento que a disputa naturaliza o sentido de currículo como controle, ideia que tento deslocar entendendo educação, justiça e democracia como porvir.
Referência(s)