Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Base nacional curricular comum: a falsa oposição entre conhecimento para fazer algo e conhecimento em si

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 32; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/0102-4698153052

ISSN

1982-6621

Autores

Elizabeth Macedo,

Tópico(s)

Educator Training and Historical Pedagogy

Resumo

RESUMO: Assumindo uma visão da política como processo de signifiXação a partir da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, foco o atual debate sobre bases nacionais curriculares comuns no Brasil. Sendo o antagonismo social inerradicável, defendo que o terreno político é sempre marcado por articulações entre uma pluralidade de demandas. Utilizo a experiência da Austrália como ponto de partida para destacar duas ideias que se antagonizam nas discussões sobre base curricular comum no Brasil, quais sejam: conhecimento para fazer algo e conhecimento em si. Após analisar a oposição entre elas, argumento que a disputa naturaliza o sentido de currículo como controle, ideia que tento deslocar entendendo educação, justiça e democracia como porvir.

Referência(s)