Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O LIVRO DIDÁTICO E AS REDES SOCIAIS: ENTRE DISCIPLINA E CONTROLE

2017; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.56814/geosertoes.v2i3.152

ISSN

2525-5703

Autores

Aldo Gonçalves de Oliveira, Élida Pasini Tonetto,

Tópico(s)

Geography and Education Methods

Resumo

<p>Pensaremos os cruzamentos entre disciplina e controle e seus respectivos instrumentos de poder no espaço escolar, pois os sujeitos da contemporaneidade estão expostos a estratégias, operações e arquiteturas que agem sobre eles de modos diferentes e estão a serviço de subjetividades diferentes: disciplina/docilidade, controle/flexibilidade. Este embate entre procedimentos de poder põe a escola em um momento de crise. Tal contexto impõe a necessidade de realizar análises que se desenrolem a partir da trama política que influência as práticas geográficas escolares contemporâneas. Este procedimento demanda a organização de estratégias analíticas que produzam uma ressonância estratégica para pensar o papel da Geografia enquanto disciplina escolar. A partir destas reflexões e amparados nos estudos de Michel Foucault analisaremos o livro didático de geografia e as redes sociais. Procurando discutir como estes artefatos estão a fabricar subjetividades diferentes, através de mecanismos de saber/poder também diferenciados.</p>

Referência(s)