Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino superior

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35699/2237-5864.2016.2095

ISSN

2358-6338

Autores

Lui Nörnberg, Mari Margarete dos Santos Forster,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente trabalho traz reflexões teóricas acerca de competências necessárias para o ensino e a aprendizagem no mundo contemporâneo, em âmbito universitário. A relação entre ensino e aprendizagem está implicada na ruptura com o paradigma dominante e a ascensão do paradigma emergente. A metodologia utilizada para construção deste artigo foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam algumas necessidades, dentre elas: de perceber a docência e a investigação como atividades complementares que se beneficiam mutuamente; de adotar a postura epistemológica da incerteza como princípio educativo da e para a pesquisa; e de construir a aula junto aos educandos. O desafio, portanto, é gestar possibilidades para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam a essas necessidades, na constituição de uma visão relacional, com maior flexibilidade e maior mobilidade, inclusive no que tange à aproximação entre universidade e escola, pois ambas têm muito a aprender, compartilhando saberes.

Referência(s)