Artigo Produção Nacional

Uma leitura de O príncipe com orelhas de burro de José Régio

2001; Volume: 21; Linguagem: Português

10.17851/2359-0076.21.28-29.63-92

ISSN

2359-0076

Autores

Nadia Ferreira,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

A leitura de O principe com orelhas de burro de Jose Regio visa, principalmente, destacar duas questoes: os compromissos esteticos de c o recurso da alegoria, no sentido de Walter Benjamin. A apropriacao de alguns procedimentos narrativos, da logica mitica e das aventuras cavaleirescas do ciclo bretao inscrevem-se no projeto estetico de Presenca, que tem como meta incorporar, no presente, tudo o que e vivo do passado para que se torne classico no futuro. O recurso da alegoria, apontando para uma relacao entre texto e contexto, totalmente diferente da concebida pelo neo-realismo, tece uma estoria que se passa em um lugar ficticio, onde se repetem os acontecimentos e as versoes que cercaram o nascimento do rei D. Sebastiao e que contribuiram para a formacao do messianismo sebastico. The reading of O principe com orelhas de burro, by Jose Regio, reaches two main points: the aesthetical commitment of Presenca and the usage of alegory as resource, as it was defined by Walter Benjamin. The appropriation of some narrative procedures, the usage of mythical logic and cavalieresque adventures from the Breton cycles. These element automatically undertake the aesthetical arguments used by Presenca that had itself the objective of incorporating, in present, ali alive remainings from past, in order that they become classical in future. The alegory establishes a link between text and context in a different way from the one conceived by neo-realism. It tells a story that takes place in a fictional site, in which facts and versions evoke the birth of the King Dom Sebastiao, reinforcing the formation of messianic sebastianism.

Referência(s)