
Propostas para o ensino e a pesquisa em cursos de graduação em instrumento musical: bases para uma reformulação do bacharelado
2016; Escola de Música da UFMG; Issue: 34 Linguagem: Português
10.1590/permusi20163403
ISSN2317-6377
Autores Tópico(s)Music History and Culture
ResumoResumo Este trabalho traz uma reflexão sobre a realidade dos cursos de bacharelado em instrumento musical após a implementação das políticas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - Reuni. Assim, são discutidas propostas de reformulação dos referidos cursos a partir da valorização do ensino e da pesquisa na formação dos bacharelandos em música. Destarte, são apresentadas conceituações e aplicabilidades das estratégias de ensino de intrumento musical para a valorização do ensino, e são apresentadas abordagens quali-quantitativas para o estudo científico da aula de instrumento para a valorização da pesquisa na formação dos bacharelandos. Por fim, sugere-se a inclusão das disciplinas Pedagogia do Instrumento Musical e Pesquisa sobre o Ensino da Performance Musical na grade curricular dos bacharelados em instrumento musical para que estes cursos dialoguem com o contexto político-educacional vigente.
Referência(s)