Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A representação da realidade em “O Pintor de Retratos” e “A Margem Imóvel do Rio”, de Luiz Antonio de Assis Brasil

2016; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.19177/rcc.v11e12016135-144

ISSN

2179-9865

Autores

Fábio Augusto Steyer,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar dois livros do escritor gaúcho Luiz Antonio de Assis Brasil cujo objetivo principal é discutir a representação da realidade em diferentes linguagens. “O Pintor de Retratos” (2001) trata do debate entre fotografia e pintura como instrumentos de captação “objetiva” da realidade, a partir de um enredo que se passa no final do século XIX. Em “A Margem Imóvel do Rio” (2004) o problema da representação da realidade volta-se para a Literatura e a História. Também ambientado no final do século XIX, narra a história do cronista oficial da corte de D. Pedro II, que viaja ao Rio Grande do Sul em busca de Francisco da Silva, a quem o imperador teria prometido um título nobiliárquico. Além das temáticas de cada livro, a idéia deste estudo é discutir também as próprias obras literárias do autor como produtoras de sentido(s) para a construção de uma determinada visão sobre a representação das realidades abordadas.

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