Artigo Acesso aberto Produção Nacional

COGNIÇÃO E AFETIVIDADE NAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DAS MULHERES DA CIDADE DO NATAL – RN

2016; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14211/regepe.v5i2.342

ISSN

2965-1506

Autores

Ana Eliza Galvão Cortez, Thaí­s Barbosa Ferreira, Cristiane de Melo Ferreira, Afrânio Galdino de Araújo,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral compreender a influência dos aspectos cognitivos e afetivos nas trajetórias de mulheres empreendedoras na cidade do Natal – Rio Grande do Norte. Norteia-se pelo framework proposto por Nassif, Ghobril e Silva (2010), que considera a dinamicidade do processo empreendedor ao contemplar fatores como características pessoais, sociológicas e ambientais e as diferentes fases pelas quais passa uma organização. Julgou-se oportuno a realização de um estudo qualitativo e para viabilizar a consecução dos objetivos, utilizou-se o método da história oral temática. A pesquisa foi desenvolvida com dez mulheres empreendedoras da cidade do Natal - RN, que estão à frente de empreendimentos de três anos e meio a 30 anos de existência. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, que foi transcrita e analisada utilizando a análise de conteúdo. Os resultados apontam que os aspectos afetivos têm significativa e constante relevância nas ações das empreendedoras em todas as fases de seus empreendimentos e que os aspectos cognitivos se tornam mais influentes à medida que os empreendimentos crescem e se desenvolvem no decorrer da trajetória empreendedora.

Referência(s)