
O COMPONENTE CURRICULAR ASPECTOS DA VIDA CIDADÃ (AVC) E O GOVERNAMENTO DE SUBJETIVIDADES
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 9; Issue: 12 Linguagem: Português
10.18542/rmi.v9i12.3030
ISSN1806-0560
AutoresVilma Nonato de Brício, Josenilda Maués,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO presente texto problematiza a constituição do currículoescolar, ao analisar as condições de emergência do componentecurricular Aspectos da Vida Cidadã (AVC) criado na Escola em Regimede Convênio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavierque funciona em regime de convênio entre a Secretaria Estadual deEducação do Estado do Pará (SEDUC) e a Diocese de Abaetetuba como objetivo de governar subjetividades. Foram analisados enunciados dedocumentos da escola, os quais permitiram rastrear alguns discursossobre a invenção de AVC e as formas como se tornou um dos espaçoslegitimados na escola para produzir subjetividades governadas.Palavras-chave: Currículo. Subjetividade. Governamentalidade.
Referência(s)