
PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO EM ABAETETUBA: AVANÇOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 8; Issue: 11 Linguagem: Português
10.18542/rmi.v8i11.3251
ISSN1806-0560
AutoresBenedita das Graças Sardinha da Silva, Marinilda Correa Sardinha,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo pretende discorrer sobre a práxis dos docentes queparticiparam do Programa de Formação Continuada Pró-Letramento,ocorrido nos anos de 2011 e 2012, no município de Abaetetuba-Pará,destinado a professores efetivos que atuam nos anos iniciais do EnsinoFundamental na zona rural: região das ilhas e ramais. A metodologia adotada tem fundamentos na análise documental, em que serão utilizados os dados obtidos a partir de instrumentos de registro dos cursistas, como o portfólio e alguns de seus comentários realizados durante a execução do curso. A partir da análise, criteriosa, dessas informações, constatou-se que o programa influenciou, significativamente, em sua forma de atuação, uma vez que a formação do Pró- Letramento proporcionou a busca do saber e a reflexão das práticas docentes, conduzindo a tomadas de decisão frente aos desafios da proposta do programa, uma vez que trouxe novos paradigmas para o processo ensino aprendizagem da matemática.Palavras-chave: Pró-Letramento. Formação continuada. Ensino dematemática.
Referência(s)