Artigo Acesso aberto

Estratégias demóticas no jornalismo televisivo brasileiro contemporâneo: o populismo e o neopopulismo

2016; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 20; Issue: 34 Linguagem: Português

10.15448/1980-3710.2015.2.21527

ISSN

1980-3710

Autores

Igor Sacramento, Marco Roxo,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar formas contemporâneas de demotismo em programas jornalísticos da televisão brasileira. Discutiremos até que ponto conceitos da teoria política, como populismo e neopopulismo, são adequados para analisar as estratégias e interpretar os significados da intensificação e/ou a atenuação as articulações da televisão com a cultura popular. Com esse fim, tomamos como objetos de análise os telejornais Balanço Geral (TV Record) e o RJTV 1ª edição (TV Globo). A nossa hipótese é que o uso dos termos populismos e neopopulismo como categorias analíticas tendem a reforçar a “divisão moral do trabalho” responsável pelas hierarquias constitutivas das ideologias profissionais que atravessam a atividade jornalística em geral e na televisão.

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