CAMINHOS TORTUOSOS DE UMA AUTONOMIA CONSEQUENTE NO CONTO DOS IRMÃOS GRIMM: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO CHAPEUZINHO VERMELHO
2016; UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18616/ce.v5i1.2466
ISSN2317-2452
AutoresSarita Brolese do Nascimento, Christian Muleka Mwewa,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente trabalho resulta de uma pesquisa realizada com o objetivo de verificar em alguns contos dos Irmãos Grimm a possível potencialidade educacional presente nos mesmos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma abordagem dialética. Buscou-se fundamentar a análise, de acordo com os conceitos de Formação e Semiformação, apresentados nos textos escritos pelo filósofo Theodor W. Adorno e em algumas referências escritas por seus comentadores. Do ponto de vista metodológico o ensaio se caracteriza como análise de documento. Indicamos a importância de uma formação cultural (educacional) para a emancipação dos sujeitos enquanto possíveis autores/atores de uma transformação social. E como a apropriação da literatura enquanto bem cultural, pode apresentar uma potencialidade para subsidiar a formação dos sujeitos desde a infância.
Referência(s)