
Conhecimento dos educadores do abrigo tereza de jesus sobre saúde bucal infantil
2017; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português
10.26843/ro_unicid.v27i3.250
ISSN1983-5183
AutoresJúnia Rédua Bispo, Andrea Graciene Lopez Ramos Valente, Lucia Helena Raymundo de Andrade, Patrícia Nivoloni Tannure,
Tópico(s)Dental Health and Care Utilization
ResumoIntrodução. A escola é um espaço social propício para a execução de programas de saúde bucal, pois nela as crianças estão reunidas e receptivas para participar de ações educativas e preventivas. Diante desse quadro, o educador deve aproveitar a oportunidade para exercer uma influência positiva sobre as crianças e motivá-las, a fim de desenvolverem bons hábitos de higiene bucal. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de conhecimento dos educadores do Abrigo Tereza de Jesus, RJ, sobre saúde bucal infantil. Métodos: Foram entrevistados 55 educadores. Dados a respeito da idade, sexo, grau de instrução e tempo de trabalho foram coletados. Foi utilizado, ainda, um questionário previamente publicado com informações sobre saúde bucal, etiologia da doença cárie, placa bacteriana, doença periodontal, flúor e escovação. Resultados: Os educadores apresentaram um razoável conhecimento sobre a etiologia da cárie e doença periodontal. Em contrapartida, relataram um satisfatório conhecimento sobre odontologia preventiva. Os fatores idade do educador e tempo de trabalho não mostraram associação com o grau de conhecimento sobre saúde bucal. Conclusão: Há, portanto, a necessidade da introdução de um projeto visando transferir informações sobre saúde bucal à população estudada e estreitar a ligação entre os educadores e cirurgiões-dentistas.
Referência(s)