
Resíduos sólidos urbanos como temática para o ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 14; Linguagem: Português
10.5902/2236130820456
ISSN2236-1308
AutoresVanuberci Franco Monteiro da Silva, Elaini Soares de Lima, Arnaldo Gonçalves de Campos, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente trabalho teve como objetivo compreender as concepções dos educandos do 2°segmento da Educação de Jovens e Adultos – EJA da Escola Estadual Marechal Rondon, acerca dos resíduos sólidos urbanos (RSU). A escola além de ser um centro de referência para esta modalidade educativa permite que o trabalho pedagógico se desenvolva por meio de diversas práticas e experiências diversificadas. A pesquisa descreve uma das experiências pedagógicas desenvolvidas neste contexto da EJA que ocorreu entre o período de novembro de 2013 a setembro de 2014 com 20 educandos, dos quais 08 educandos eram do sexo feminino e 12 do sexo masculino. A metodologia adotada no desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso e utilizou-se de vários instrumentos para a coleta de dados tais como observação participante e questionários, além da realização de uma intervenção pedagógica que ocorreu em etapas tais como: apresentação da intervenção à turma; realização de diagnóstico conceitual sobre RSU; aulas teóricas sobre a temática; oficina sobre os 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e; aula de campo (visita técnica) ao barracão de reciclagem do município. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que o público pesquisado apresenta baixo nível de conhecimento sobre a temática em questão, que é de alta relevância no contexto da comunidade local, bem como na sociedade geral. Entretanto, percebe-se também, que ao trabalhar com uma problemática de alcance local, de maneira adequada, temas como Resíduos Sólidos Urbanos passam a ganhar maior importância no processo de construção de conhecimento desses educandos. Além disso, oportuniza-se ainda o protagonismo do indivíduo, abrindo espaço para a formação de cidadãos muito mais comprometidos com as causa sociais ao seu entorno.
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