Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Resíduos sólidos urbanos como temática para o ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 14; Linguagem: Português

10.5902/2236130820456

ISSN

2236-1308

Autores

Vanuberci Franco Monteiro da Silva, Elaini Soares de Lima, Arnaldo Gonçalves de Campos, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo compreender as concepções dos educandos do 2°segmento da Educação de Jovens e Adultos – EJA da Escola Estadual Marechal Rondon, acerca dos resíduos sólidos urbanos (RSU). A escola além de ser um centro de referência para esta modalidade educativa permite que o trabalho pedagógico se desenvolva por meio de diversas práticas e experiências diversificadas. A pesquisa descreve uma das experiências pedagógicas desenvolvidas neste contexto da EJA que ocorreu entre o período de novembro de 2013 a setembro de 2014 com 20 educandos, dos quais 08 educandos eram do sexo feminino e 12 do sexo masculino. A metodologia adotada no desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso e utilizou-se de vários instrumentos para a coleta de dados tais como observação participante e questionários, além da realização de uma intervenção pedagógica que ocorreu em etapas tais como: apresentação da intervenção à turma; realização de diagnóstico conceitual sobre RSU; aulas teóricas sobre a temática; oficina sobre os 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e; aula de campo (visita técnica) ao barracão de reciclagem do município. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que o público pesquisado apresenta baixo nível de conhecimento sobre a temática em questão, que é de alta relevância no contexto da comunidade local, bem como na sociedade geral. Entretanto, percebe-se também, que ao trabalhar com uma problemática de alcance local, de maneira adequada, temas como Resíduos Sólidos Urbanos passam a ganhar maior importância no processo de construção de conhecimento desses educandos. Além disso, oportuniza-se ainda o protagonismo do indivíduo, abrindo espaço para a formação de cidadãos muito mais comprometidos com as causa sociais ao seu entorno.

Referência(s)
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