Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Química Qualitativa: um Olhar sobre a Mediação utilizando Recursos Digitais

2016; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17921/2447-8733.2016v17n2p172-180

ISSN

2447-8733

Autores

Maria das Graças Gomes, Paulo Henrique Medeiros Theophilo,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

<p>Este trabalho mostra os resultados de uma pesquisa que tem por objetivo procurar novas formas didáticas de apresentar os conteúdos da<br />disciplina Química Analítica Qualitativa, oferecida nos cursos de Licenciatura em Química, nas categorias presenciais e semipresenciais,<br />da Universidade Federal do Ceará. Numa primeira fase, os estudos concentraram-se na confecção de um material que servisse de suporte<br />às aulas presenciais e de consulta para as aulas a distância. Promoveu-se a confecção de vídeos com as técnicas de análise, diapositivos que<br />facilitam a apresentação do conteúdo dessa disciplina e contextualizam a mesma dentro dos parâmetros multimidiáticos referentes às novas<br />formas de uso da tecnologia de informação e comunicação. O material elaborado não tem a pretensão de substituir o trabalho do professor<br />ou mesmo substituir livros didáticos, mas sim de conseguir facilitar a compreensão do estudante, fazendo com que o conteúdo da disciplina<br />seja mais rapidamente apropriado. Isso porque os alunos, ao chegarem no laboratório, já estariam então familiarizados com a infraestrutura e<br />procedimentos apresentados em vídeos, fotos e dispositivos. Com esta metodologia, foi possível detectar maior desenvoltura das turmas logo<br />nas primeiras aulas. Com essa maior adequação do conteúdo disciplinar aos recursos disponíveis para melhoria do processo pedagógico, é<br />possível utilizar esse material em cursos universitários a distância.</p>

Referência(s)