Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESCOLA: CONDICIONANTES SÓCIO-HISTÓRICOS E POLÍTICOS DO TRABALHO

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português

10.24115/s2446-622020151396p.4-6

ISSN

2446-6220

Autores

Sílvio César Moral Marques, Francisco Evangelista,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

O presente dossie propoe discutir um elemento central na tradicao dialetica contemporânea, qual seja, as intrincadas relacoes que se observam na discussao sobre a escola e suas estruturas e as dinâmicas ali observadas. A escola e ambiente cultural criado pelos seres humanos para diferentes finalidades: transmissao da cultura e das formas de sociedade que os grupos hegemonicos patrocinam, treinamento funcional das pessoas, local de contencao das tensoes sociais advindas do capital, espaco de criacao e liberdade etc. Estas multiplas maneiras de se compreender os espacos educacionais indicam imediatamente as diferentes ideologias presentes na maneira pela qual a educacao e entendida.

Referência(s)