
ESCOLA: CONDICIONANTES SÓCIO-HISTÓRICOS E POLÍTICOS DO TRABALHO
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português
10.24115/s2446-622020151396p.4-6
ISSN2446-6220
AutoresSílvio César Moral Marques, Francisco Evangelista,
Tópico(s)Educational Practices and Policies
ResumoO presente dossie propoe discutir um elemento central na tradicao dialetica contemporânea, qual seja, as intrincadas relacoes que se observam na discussao sobre a escola e suas estruturas e as dinâmicas ali observadas. A escola e ambiente cultural criado pelos seres humanos para diferentes finalidades: transmissao da cultura e das formas de sociedade que os grupos hegemonicos patrocinam, treinamento funcional das pessoas, local de contencao das tensoes sociais advindas do capital, espaco de criacao e liberdade etc. Estas multiplas maneiras de se compreender os espacos educacionais indicam imediatamente as diferentes ideologias presentes na maneira pela qual a educacao e entendida.
Referência(s)