Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Libras na educação de surdos: o que dizem os profissionais da escola?

2016; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/2175-353920150201917

ISSN

2175-3539

Autores

Carine Mendes da Silva, Daniele Nunes Henrique Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo A inclusão educacional de surdos tem sido frequentemente debatida, especialmente pela condição bilíngue e bicultural dos alunos, que exige práticas diferenciadas de ensino que partem da Língua Brasileira de Sinais. O objetivo do estudo foi entender o que os profissionais da escola dizem sobre o papel desta língua. Participaram da pesquisa a diretora, o supervisor pedagógico, a coordenadora de linguagens e códigos, a coordenadora de humanas, o coordenador de exatas, o professor de português como segunda língua, a professora da sala de recursos e a intérprete de Libras. O trabalho de campo foi realizado em uma escola de ensino médio da rede pública, do Distrito Federal, através de entrevistas semiestruturadas. Das análises depreendeu-se um eixo relacionado à centralidade (ou não) da Libras para o desenvolvimento bicultural dos surdos. Os participantes da pesquisa formularam críticas aos processos de escolarização dos surdos e à Língua de Sinais.

Referência(s)