Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Meninas peraltas: formação feminina em livros de literatura infantil

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/etd.v18i2.8637338

ISSN

1676-2592

Autores

Priscila Kaufmann Corrêa, Maria do Carmo Martins,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo é uma reflexão histórica sobre os livros infantis Que Amor de Criança!, da escritora francesa Condessa de Ségur e Clarita no Colégio, da escritora brasileira Maria Clarice Marinho Villac. Em Que Amor de Criança!. A Condessa de Ségur apresenta Giselle, uma menina mimada que não respeita os pais. Já Maria Clarice nos apresenta Clarita, criança peralta que é protegida pelos avós. Em ambos os casos as meninas são enviadas ao internato, tendo esta decisão consequências diferentes. Busca-se analisar o papel da escola na formação das meninas, a capacidade de legitimação social da escolarização pelo viés literário e refletir sobre o ensino da moral religiosa na formação feminina.

Referência(s)