Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino de língua estrangeira como prática translíngue: articulações com teorizações bakhtinianas

2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 31; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/0102-4450437081883001191

ISSN

1678-460X

Autores

Cláudia Hilsdorf Rocha, Ruberval Franco Maciel,

Tópico(s)

Global Educational Policies and Reforms

Resumo

O presente artigo discute a noção de prática translíngue, em contraposição a orientações monolíngues e monolíticas, no campo do ensino de língua estrangeira. Para tanto, são tecidas considerações sobre a noção de superdiversidade e seus impactos nos modos de expressão e construção de conhecimento na atualidade. As teorizações bakhtinianas, por meio dos conceitos de dialogismo e heteroglossia, são atreladas às bases do pensamento translíngue, trazendo à tona a ideia de espaço público para sustentar a importância de uma pedagogia voltada à responsabilidade social.

Referência(s)