Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Um estudo sobre as competências gerenciais na administração pública: o caso dos gestores do Judiciário brasileiro

2016; Persona Institute of Higher Education; Volume: 10; Issue: 30 Linguagem: Português

10.14295/idonline.v10i30.454

ISSN

1981-1179

Autores

Francisco Georgi de Souza, Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé,

Tópico(s)

Public Health in Brazil

Resumo

Este trabalho teve como fundamento diagnosticar as competências de gestores das Unidades Judiciárias de três órgãos, quais sejam Tribunal de Justiça de Pernambuco, Tribunal de Justiça da Bahia e Tribunal Regional Federal, delimitados na área do sertão pernambucano e na cidade de Juazeiro-BA. Com esteio na literatura sobre gestão baseada em competências e sobre competências gerenciais, especialmente voltada para a administração pública, buscou-se identificar quais as competências que, na visão de gestores das unidades judiciárias, são as mais importantes para a organização e qual o nível de domínio que esses gerentes apresentam sobre tais competências. Estabelecendo-se correlação entre importância e domínio, buscou-se a identificação das prioridades de desenvolvimento e a identificação das lacunas de competência. A pesquisa de teor quantitativo teve como amostra o total de 30 indivíduos extraída de 34 questionários enviados a 07 comarcas do Sertão de Pernambuco, à Comarca de Juazeiro, e ainda ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região. A partir da análise dos dados, observou-se que as competências consideradas mais importantes e de maior domínio são aquelas que diz respeito à administração pública voltada para a satisfação do usuário da justiça, à observância dos princípios constitucionais, e as referentes à postura e à gestão pública baseada na ética.

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