
Meio ambiente e o ensino de dilatação térmica na perspectiva de um grupo de professores de Física do ensino médio
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 14; Linguagem: Português
10.5902/2236130820460
ISSN2236-1308
AutoresLidiane Araújo Matias, Frederico Ayres de Oliveira Neto, Geison Jader Mello,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA abordagem teórica da termodinâmica juntamente com sua contextualização proporciona uma melhor compreensão dos fenômenos do dia a dia. Da mesma forma, as conexões da termodinâmica com os processos do meio ambiente proporcionam para os estudantes uma melhor compreensão dos conceitos e uma abordagem interdisciplinar. Dentre os diversos tópicos ensinados em Física no Ensino Médio, a dilatação térmica é um conteúdo no qual os estudantes e professores sem licenciatura em Física apresentam dificuldades. Desta forma, o presente trabalho faz parte de um estudo sobre o ensino de dilatação térmica, tendo como principal objetivo conhecer a perspectiva de um grupo de professores de física sobre o assunto, possibilitando a compreensão de quais conceitos relacionados a esse tema que mais apresentam problemas de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi aplicado um questionário a um grupo formado por cinco professores de física, com o objetivo de conhecer a perspectiva desses professores sobre o ensino, levando em consideração que o ensino de física deve tornar os estudantes capazes de entender, participar e intervir nas situações que o cercam.
Referência(s)