
O que é "desenvolver o raciocínio lógico"? Considerações a partir do livro Alice no País das Maravilhas
2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 91; Issue: 229 Linguagem: Português
10.24109/2176-6681.rbep.91i229.634
ISSN2176-6681
AutoresDenise Silva Vilela, Deiziele Dorta, -,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo inédito estabelece relações entre temas das áreas de filosofia da lógica e Educação Matemática, com o propósito de promover reflexões pedagógicas sobre um dos objetivos do ensino da matemática em todos os níveis: “desenvolver o raciocínio lógico” dos estudantes. O propósito é percorrer, por meio de cenas da história de Alice no País das Maravilhas, alguns modos de pensar, entre os quais está o pensamento lógico. Esta obra de Lewis Carroll possui uma grande riqueza tanto de apelos lógicos, através dos quais explicitamos princípios e regras da lógica clássica, como também de coisas sem lógica e fantásticas, que evidenciam aqui a importância da criatividade e da fantasia no desenvolvimento integral da criança.
Referência(s)