Identidade Docente: A Idade da Complexidade
2016; Volume: 15; Issue: 30 Linguagem: Português
10.15603/1679-8104/ce.v15n30p3-26
ISSN1679-8104
Autores Tópico(s)Educational Practices and Policies
ResumoO presente artigo e fruto de inquietacoes reflexivas acerca da construcao da identidade docente. O objetivo e discorrer argumentativamente sobre questoes pertinentes ao tema, intencionando tracar um paralelo teorico, em especial com concepcoes que permeiam o pensamento complexo e a transitoriedade identitaria do professor. Aludimos da complexidade advinda dos principios dialogicos, recursivos e hologramaticos, operacoes que consideramos estarem ao longo da inacabada objetiva e subjetiva construcao da identidade docente. O movimento de percepcao observado e dotado de peso contextual e historico, pois fatores externos interferem nessa caminhada, ou seja, ora a identidade docente ancora no passado missionario, ora se reconhece como oficio de cunho especializado e ora se dobra a profissao carregada dos resquicios neoliberalistas. Aliada a essas premissas encontra-se a subjetividade, elemento que nao consideramos como isolado, uma vez que os sujeitos agem e interagem entre si, sendo essas relacoes estabelecidas pela intersubjetividade humana e de inferencia fundamental tanto na construcao identitaria docente quanto nas acoes por ele praticadas em seu campo de atuacao. Intencionamos nao pelo findar estanque dessa discussao, mas pela proposta reflexiva desse movimento e pela possibilidade de olhares diferenciados e inquietantes, interagindo rumo a auto-inter-subjetividade tao peculiar a constituicao docente.
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