Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A trajetória de Dom Ireneu Penna e suas escolhas como educador matemático

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/zet.v23i44.8646545

ISSN

2176-1744

Autores

Bruno Alves Dassie, Letícia Maria Ferreira da Costa, João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar as escolhas e a trajetória de Dom Ireneu Penna que, no Brasil, reformulou, no final da década de 1960, o ensino de Matemática no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro a partir das propostas de Georges Papy. Foram estabelecidas relações que compõem a rede social na qual Dom Ireneu, monge beneditino e professor de Matemática, esteve imerso, e percebeu-se o quanto ela está associada à reforma ocorrida no Colégio durante o Movimento da Matemática Moderna. Entre as principais fontes utilizadas neste trabalho encontram-se o arquivo pessoal de Dom Ireneu, os depoimentos e os periódicos dos movimentos católicos da época.

Referência(s)