
Interações Possíveis entre a Área de Currículo e a Didática: o Caso da Avaliação'
1998; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1980-6248
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO campo da avaliacao tem recebido grande atencao ultimamente, seja nos meios oficiais, seja na academia, seja entre os professores das escolas. Nos deparamos com ele tentando compreender melhor o campo da teoria pedagogica a partir de estudos na sala de aula. Esta cada vez mais claro que o que e avaliado em sala de aula e apenas o conteudo, o conhecimento, mas um conjunto de habilidades e valores que tem a ver com a forma como o curriculo e estabelecido, com as funcoes sociais da escola a mando da propria organizacao social. A separacao da reflexao entre didatica e curriculo tem sentido. Sao areas estreitamente relacionadas ja que as areas curriculares correspondem formas de trabalho pedagogico especificas que somente sao desenvolvidas se contidas e solicitadas pelo curriculo. A didatica, no Brasil, tem se negado a colocarse no interior do curriculo, ou da organizacao do trabalho pedagogico mais amplo da escola. Isolou-se e com isso limitou-se ao conceito de aula e as competencias cognitivas. A ligacao com a area de curriculo, mais ampla em suas preocupacoes, pode ser uma forma de oxigenar o campo da didatica. O debate dos anos 80 entre e nao-conteudistas foi resolvido e na raiz dele estao questoes importantes para as relacoes entre o campo do curriculo e da didatica. Um paralelo com debate semelhante ocorrido na Russia nos anos 30 recoloca a tematica ate como forma de explicitar concepcoes de educacao importantes para combater o neoliberalismo. Em 1995' iniciamos um estudo que pretendia realizar um exame da posicao russa sobre o campo da didatica, o que foi especialmente importante - menos pelo que pretendiamos e mais pelo que encontramos - para aumentar nossa compreensao sobre a historia da didatica na Russia e para levantar algumas hipoteses para tentar compreender a posicao de alguns autores russos, traduzidos no ocidente e citados em estudos brasileiros para corroborar certas ideias sobre didatica aqui veiculadas.2 Infelizmente, o desenvolvimento deste estudo caminha lentamente em funcao de uma serie de tarefas administrativas que terminaram sendo de minha incumbencia e as quais podia me furtar, especialmente neste momento de agressao generalizada as instituicoes publicas, em especial, as universidades publicas. Algumas das ideias aqui apresentadas ja estavam disponiveis em 1996/97 quando os Grupos de Didatica e Curriculo da ANPED iniciaram movimentos de convergencia em seus estudos. O convite que agora recebo para falar sobre Avaliacao, abre a possibilidade para que possa retomar esta questao. Entendo que estarei rompendo totalmente a logica proposta para o debate pois ele tem como pano de fundo as interfaces entre os Grupos de Didatica e Curriculo da ANPED, ja que esta e uma sessao conjunta em que se discutem possiveis interacoes entre a area de curriculo e de didatica.Abstract:The evaluation area has been lately receiving great attention in the official and the academy spheres, we have found it when we try to understand the pedagogical theory area up from the classroom studies. It's clear that not only the content is evaluated in the classroom but the skills and values set which are related to the manner the curriculum is established , with the functions of the school established by the social organization. Separating the reflection between didatic and curriculum has no sense. They are are as strongly related . Didatic in brazil is limited to class concept and cognitive competence . The debate in the eight's between the and nao conteudistas was not solved and in their roots are important questions for the relationship of the curriculum and didatic areas. Similar debate occurred in russia in the thirties has restored the thematic as a manner to explain important concepts of education to fight against the neoliberalism. In 1995 we have started a study to exam the russian position about the didatic are a which has increased our comprehension on the russian didatic history and to raise some hypothesis to try to understand some russian authors positions who were translated to western countries. Unfortunatelly this study is very slowly due to some burocratic tasks i have to accomplish specially in this diffjcult moment of general agression to the public institutions , mainly the public universities. Some of the ideas presented in this article have been available in 1996/97 when the didatic groups and the anped curriculum have started movements of convergency in their study. The invitation i have received to discuss about evaluation makes it possible to discuss this subject again. I understand i will not be breaking up the logic proposed for the debate because it involves ali the interfaces between the didactic groups and the anped curriculum, once this is a joined session to discuss the possible interactions between those areas. Descriptors: evaluation, curriculum, didatic
Referência(s)