Artigo Acesso aberto

O "crioulo Dudu": participação política e identidade negra nas histórias de um músico cantor (1890-1920)

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 11; Issue: 20 Linguagem: Português

10.1590/2237-101x011020007

ISSN

2237-101X

Autores

Martha Abreu,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

A partir da trajetória, das composições e do repertório musical de Eduardo Sebastião das Neves, conhecido como o "Crioulo Dudu", pretendo discutir as possibilidades de expressão política de um músico negro na Primeira República. Levando em consideração os debates em torno do Atlântico Negro, o crescimento do mercado editorial e da indústria fonográfica, foi possível situar Eduardo das Neves como um produtor atuante do campo musical popular que se construía entre o final do século XIX e início do XX. Dudu conferiu ao mundo musical dimensões políticas especiais, ao criar e divulgar canções que valorizavam o patriotismo e discutiam, de uma forma irônica e irreverente, as relações raciais e a identidade do homem negro no pós-abolição. O exame da trajetória e da obra musical de Dudu permite repensar antigas concepções sobre participação política e identidade negra na Primeira República.

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