
ALMADA NEGREIROS E O TEATRO SENSACIONISTA REFLEXÕES SOBRE AS PEÇAS “ANTES DE COMEÇAR” E “O PÚBLICO EM CENA” DE ALMADA NEGREIROS
2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Issue: 18 Linguagem: Português
10.22456/2236-3254.52004
ISSN2236-3254
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoNeste artigo buscamos tecer algumas considerações acerca do teatro sensacionista de Almada Negreiros, com destaque para as peças “Antes de Começar” e “O Público em Cena”. Buscamos demonstrar as características que determinam o Sensacionismo, conquanto conceito literário-artístico desenvolvido por Fernando Pessoa, e o modo como Almada Negreiros se apropria deste conceito e o aplica na construção de suas peças. Demonstramos ainda os aspectos metateatrais das duas peças em questão. Apontamos as relações do teatro sensacionista com o teatro simbolista e destacamos os aspectos de experimentalismo do teatro almadiano que o caracterizaria na condição da modernidade e da vanguarda do início do século XX.
Referência(s)