Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ALMADA NEGREIROS E O TEATRO SENSACIONISTA REFLEXÕES SOBRE AS PEÇAS “ANTES DE COMEÇAR” E “O PÚBLICO EM CENA” DE ALMADA NEGREIROS

2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Issue: 18 Linguagem: Português

10.22456/2236-3254.52004

ISSN

2236-3254

Autores

Jairo Nogueira Luna,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Neste artigo buscamos tecer algumas considerações acerca do teatro sensacionista de Almada Negreiros, com destaque para as peças “Antes de Começar” e “O Público em Cena”. Buscamos demonstrar as características que determinam o Sensacionismo, conquanto conceito literário-artístico desenvolvido por Fernando Pessoa, e o modo como Almada Negreiros se apropria deste conceito e o aplica na construção de suas peças. Demonstramos ainda os aspectos metateatrais das duas peças em questão. Apontamos as relações do teatro sensacionista com o teatro simbolista e destacamos os aspectos de experimentalismo do teatro almadiano que o caracterizaria na condição da modernidade e da vanguarda do início do século XX.

Referência(s)
Altmetric
PlumX