Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Folkcomunicação, Mídia e Futebol: Análise dos Torcedores Símbolos do Santa Cruz como Expressão Cultural e Popular

2015; Volume: 13; Issue: 28 Linguagem: Português

10.20423/1807-4960/rif.v13n28p50-65

ISSN

1807-4960

Autores

José Gutiérrez Brito, Bruna Leal Lima Maciel,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

No ano em que o Brasil e o pais sede da Copa do Mundo 2014, um dos clubes mais populares do pais completa 100 anos de historia. O Santa Cruz Futebol Clube, fundado por 11 jovens da periferia do Recife (PE), em 03 de fevereiro de 2014, tem hoje uma legiao de milhoes de fas, sendo inclusive, a 39o media de publico do mundo em 2011, ano esse em que o clube amargava a ultima divisao do futebol nacional. Entre os apaixonados pela Cobra Coral, cinco se destacam: Elvis Presley, Chico da Cobra, Super Santa, Bacalhau e Jesus Tricolor. Para entender o processo folkcomunicacional de difusao de informacoes e manifestacoes de opinioes, ideias, fe, rituais e esperanca, foi empregado um levantamento survey, devido a aquisicao de dados do grupo. Alem disso, a pesquisa foi efetivada pela analise de conteudos que busca organizar as unidades de analise, proferidas tambem de unidades de classificacao ou de registro. Dessa forma, procura-se entender como os meios de comunicacao de massa se apropriam das imagens das manifestacoes populares dos torcedores simbolos do Santa Cruz.

Referência(s)