Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Confiabilidade do Teste dos Cinco Dígitos em adultos brasileiros

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 65; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/0047-2085000000114

ISSN

1982-0208

Autores

Maene Cristina Campos, Mariane Lacerda da Silva, Natália Costa Florêncio, Jonas Jardim de Paula,

Tópico(s)

Cognitive and developmental aspects of mathematical skills

Resumo

RESUMO Objetivo O presente estudo analisou a confiabilidade do Teste dos Cinco Dígitos (FDT), um instrumento de avaliação dos processos atencionais baseado no paradigma Stroop. O teste usa números e quantidades para avaliação do efeito de interferência atencional. Métodos Avaliamos 49 adultos brasileiros por meio do FDT. Os participantes realizaram o teste em dois momentos, com aproximadamente duas semanas de intervalo. A confiabilidade do teste foi estimada pela consistência interna (método das metades) e pela avaliação da estabilidade teste-reteste (coeficiente de correlação intraclasse e teste de Wilcoxon para amostras repetidas). Resultados O tempo de resposta médio dos participantes apresentou discreta melhora nas etapas mais simples do teste e mais acentuada nas etapas mais complexas. A consistência interna do teste foi superior a 0,9. A estabilidade teste-reteste variou em função da etapa do teste, e todas as correlações foram significativas (p < 0,01) e explicaram entre 60% e 90% da variância encontrada. Conclusão O FDT apresenta evidências robustas de confiabilidade na amostra avaliada. Esse foi o primeiro estudo brasileiro a avaliar essa propriedade pelo método de teste-reteste. Os resultados propiciam melhor aplicabilidade do FDT nos contextos de clínica e pesquisa.

Referência(s)