
Os jovens das camadas populares na universidade pública: acesso e permanência
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1414-49802016.00100003
ISSN1982-0259
AutoresJoviles Vitório Trevisol, Rosileia Lúcia Nierotka,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoResumo Recentemente, no Brasil, implementaram-se diversas políticas destinadas à ampliação do acesso dos jovens à educação superior. Iniciativas como REUNI, PROUNI e Lei das Cotas foram decisivas para o grande aumento do número de estudantes na Educação Superior. Este artigo descreve e analisa como as referidas políticas foram apropriadas e implementadas pelas universidades públicas brasileiras, tomando como referência empírica a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Por meio de métodos e técnicas de pesquisa qualitativa (análise documental) e quantitativa (questionário institucional fechado), a pesquisa revelou significativa mudança no perfil dos jovens ingressantes na universidade pública em estudo. As políticas institucionais de acesso trouxeram para a universidade estudantes jovens, mulheres, com baixa escolaridade e renda familiar até três salários mínimos.
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