Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aprendizagem e formação da consciência histórica: possibilidades de pesquisa em Educação Histórica

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 60 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.46052

ISSN

1984-0411

Autores

María Auxiliadora Schmidt, Ana Cláudia Urban,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa que vem sendo realizada no âmbito do projeto "Catálogo seletivo e analítico da produção acadêmica sobre o ensino de História no Brasil e em Portugal: contribuições de teses, dissertações e artigos publicados em periódicos para a renovação da prática de ensino de História". A partir de um inventário sobre a trajetória de pesquisas acerca da aprendizagem histórica, o trabalho apresenta reflexões sistematizadas a partir do estudo de um caso relacionado às pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Essas pesquisas admitem a existência do domínio científico da Educação Histórica, cujos substratos teóricos e metodológicos estão referenciados, basicamente, na filosofia da História de Jörn Rüsen, bem como nos princípios da pesquisa qualitativa educacional. Esses substratos teóricos e metodológicos têm fundamentado pressupostos e categorias de um tipo de aprendizagem histórica não referenciada na psicologia, mas relacionada à cognição histórica situada na própria ciência de referência, tendo como base a teoria da consciência histórica e suas relações com a aprendizagem da história. Neste trabalho são apontados alguns resultados obtidos após a análise de teses e dissertações, tais como a função e significado da aprendizagem na e para a Didática da História; aprendizagem histórica e relação com a vida prática; narrativa e aprendizagem histórica, conceitos históricos e aprendizagem histórica, aprendizagem histórica situada e formação de professores, aprendizagem histórica de jovens e crianças. Do ponto de vista da metodologia de investigação, os princípios norteadores dessas pesquisas ancoram-se nos pressupostos dos polos morfológicos, epistemológicos e técnicos da pesquisa qualitativa em educação e na perspectiva da análise documental. Com base em Pimenta (2002), após a análise dos dados, foram sistematizados alguns pontos, levando-se em consideração os seguintes passos da investigação: quem fala, de onde, quando, o que, que procedimentos são apresentados, principais referências teóricas, resultados.

Referência(s)