Reflexões sobre as influências da indústria cultural na difusão de valores estéticos: a TV aberta brasileira e a padronização da beleza;Reflections on the Influences of the Cultural Industry in the Diffusion of Aesthetic Values: the Brazilian Open TV and the Standardizing of Beauty
2010; Complutense University of Madrid; Issue: 7 Linguagem: Inglês
ISSN
1989-0494
AutoresRenata Francisco Baldanza, Nélsio Rodrigues de Abreu,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA busca pelo reconhecimento perante a sociedade tem feito com que as pessoas se deixem influenciar pelo consumo desmedido de produtos ofertados pelas industrias culturais. Isso se da, dentre outros fatores, pela constante evolucao e aprimoramento de tecnologias de comunicacao, que possibilitam a circulacao de informacoes de forma rapida e abrangente. Neste contexto, observa-se que a difusao de valores esteticos realizada pelas midias, e em especial pela TV aberta, torna-se essencial para o sustento da ?industria cultural da beleza? que faz com que o individuo, na necessidade de ser reconhecido como parte de um todo, absorva tais valores muitas vezes sem questionamentos. Tais efeitos podem ser atribuidos principalmente ao alto poder de penetracao e abrangencia da TV aberta, que atualmente esta presente na maioria dos lares brasileiros. Diante do exposto, apresentam-se neste artigo, baseando-se nos pressupostos teoricos que envolvem a comunicacao midiatica e a industria cultural proposta por Adorno e Horkheimer, reflexoes sobre a penetracao das midias, seus efeitos bem como sua relacao com a industria cultural, no que se refere a difusao de valores esteticos impostos a sociedade como padroes aceitaveis de beleza.;The search for recognition by society has led people to be influenced by the disproportionate consumption of products offered by cultural industries. This is the result, among other factors, of the constant evolution and improvement of communication technologies, which enable the circulation of information in a rapid and far-reaching way. As such, one can observe that the diffusion of aesthetic values by the media, especially by unsubscribed TV, is essential for the sustenance of the ?beauty industry?, which very often makes individuals absorb such values without any questioning, following the need to be recognized as part of a whole . Such effects can be attributed principally to the large penetration power and farreaching abilities of unsubscribed TV, which currently is present in the majority of Brazilian homes. Given the above, this paper presents reflections about the penetration of the media, based on the theoretical presuppositions, which involve media communication and the cultural industry, proposed by Adorno and Horkheimer, their effects and their relationship with the cultural industry, with regard to the diffusion of aesthetic values imposed upon society as acceptable beauty standards.
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