Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Psicologia no Ensino Médio e Psicologia Escolar: história, diferenças e perspectivas

2016; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/2175-353920150201933

ISSN

2175-3539

Autores

Lucas Antunes Machado,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Resumo Este artigo objetiva apresentar uma reflexão relativa ao ensino de Psicologia nas escolas e suas diferenças em relação à Psicologia Escolar. Trata-se de uma revisão da literatura especializada através da consulta de periódicos e teses/dissertações. Procedeu-se a busca bibliográfica nas bases de dados eletrônicas SciELO, PePSIC, Indexpsi, CAPES e BDTD. Assim, constatou-se que: (I) o ensino de Psicologia tem marcado presença na formação das juventudes desde metade do século XIX; (II) a Psicologia no Ensino Médio se refere ao espaço de formação e socialização do conhecimento acumulado pela psicologia; (III) a Psicologia Escolar constitui-se como área de aplicação da Psicologia na escola e (IV) têm se intensificado os debates nos âmbitos institucional e político. Conclui-se que o ensino de Psicologia objetiva a formação social crítica dos jovens, reverberando-se nas barreiras psicológicas que legitimam a barbárie e desqualificam valores e atitudes voltados aos direitos humanos e à cidadania na escola

Referência(s)