Artigo Acesso aberto Produção Nacional

NOMENCLATURA DOS DICIONÁRIOS ESCOLARES DO TIPO 2: UMA ANÁLISE CONTRASTIVA

2015; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5380/rabl.v14i3.45218

ISSN

0102-7158

Autores

Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves, Ivanir Azevedo Delvizio,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este artigo objetiva proceder a um estudo comparado da nomenclatura de três dicionários escolares monolíngues de língua Portuguesa do tipo 2. Pretende-se veri car quais os critérios adotados pelos autores na escolha da seleção, extensão e origem da nomenclatura dessas obras, uma vez que elas são destinadas ao mesmo público. Nosso corpus é composto de: Dicionário Escolar da Língua Portuguesa Ilustrado com a turma do Sítio do pica-pau amarelo, Caldas Aulete, editora Globo, 2011, Dicionário Ilustrado de Português de Maria Tereza Camargo Biderman, editora Ática, 2012 e Dicionário da Língua Portuguesa Ilustrado, editora Saraiva Júnior, 2009.

Referência(s)