Desafios teórico-metodológicos para o ensino de políticas educacionais na perspectiva do materialismo histórico

2016; Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Espanhol

ISSN

2409-3696

Autores

Marcela Alejandra Pronko,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo: Este artigo traz algumas reflexoes que sao resultado de uma longa experiencia a frente de componentes curriculares relacionados as Politicas Educacionais em cursos de graduacao e pos-graduacao na Argentina e no Brasil. Essas reflexoes constituem uma primeira sistematizacao, sem pretensao de exaustividade, dos principais problemas identificados nos trabalhos finais da disciplina elaborados pelos estudantes de tres componentes curriculares, distinguindo problemas gerais, decorrentes de deficiencias da formacao previa dos estudantes, de problemas especificos ligados a dificuldades de apreensao das bases conceituais do materialismo historico e da concepcao teorico-metodologica que orienta a organizacao dessas disciplinas. Apos breve apresentacao dessas bases, este texto destaca e discute quatro concepcoes problematicas muito frequentes nesses trabalhos finais: uma historia sem sujeito, que reatualiza o mito do progresso; um mundo que e movido quase exclusivamente pelas ideias, transformadas em pura vontade politica; um Estado que, assumindo a centralidade no cenario social, e entendido como sujeito; uma educacao como esfera isolada da realidade. Por fim, as breves consideracoes finais apontam caminhos para o aprofundamento da reflexao proposta. Palavras-chave: Politicas educacionais. Concepcoes teorico-metodologicas. Materialismo historico. Estado. Educacao. Desafios teorico-metodologicos para la ensenanza de politicas educativas em la perspectiva del materialismo historico Resumen: El articulo trae algunas reflexiones que son resultado de una larga experiencia como responsable de componentes curriculares relacionados a las Politicas Educativas en cursos de grado y posgrado en Argentina y Brasil. Constituye una primera sistematizacion, sin pretension de exhaustividad, de los principales problemas identificados en los trabajos finales de disciplina elaborados por los estudiantes de tres componentes curriculares, distinguiendo problemas generales, vinculados a deficiencias en la formacion previa de los estudiantes, y problemas especificos, ligados a dificultades de aprehension de las bases conceptuales del materialismo historico, concepcion teorico-metodologica que orienta la organizacion de esas disciplinas. Luego de una breve presentacion de esas bases, el articulo destaca y discute cuatro concepciones problematicas muy frecuentes en esos trabajos finales: la de una historia sin sujeto, que reactualiza el mito del progreso; la de un mundo que es movido casi exclusivamente por las ideas, transformadas en pura voluntad politica; la de un Estado que, asumiendo un lugar central en el escenario social, es entendido como sujeto; y la de la educacion como esfera aislada de la realidad. Finalmente, presenta breves consideraciones finales senalando caminos para profundizar la reflexion propuesta. Palabras clave: Politicas educativas. Concepciones teorico-metodologicas. Materialismo historico. Estado. Educacion. Theoretical and methodological challenges for teaching education policies in the historical materialist perspective Abstract: This paper contains some reflections that resulted from a long experience in curriculum components related to educational policies in undergraduate and graduate programs in Argentina and Brazil. These reflections are a first systematization, without any claim to completeness, of the main problems identified in the end-of-course works prepared by students from three curriculum components, distinguishing general problems, resulting from deficiencies of these students’ previous education, from specific issues related to difficulties in understanding the conceptual basis of the historical materialism and the theoretical-methodological conception that guides the organization of these courses. After a brief presentation of these bases, this text highlights and discusses four very common problematic conceptions in these final works: a history with no subject, which renews the myth of progress; a world that is driven almost exclusively by ideas, transformed into pure political will; a State that assuming the central role in the social scene is understood as a subject; an education as an isolated sphere of reality. Finally, the brief closing remarks point out paths to deepen the proposed reflection. Keywords: Education policies. Theoretical and methodological conceptions. Historical materialism. State. Education.

Referência(s)