
A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS
2016; Wiley; Volume: 16; Issue: S1 Linguagem: Português
10.1111/1471-3802.12266
ISSN1471-3802
AutoresSoellyn Elene Bataliotti, Gabriela Alias Rios, Elisa Tomoe Moryia Schlünzen, Klaus Schlünzen,
Tópico(s)E-Learning and Knowledge Management
ResumoA Universidade do Estadual Paulista (Unesp) conta com o Núcleo de Educação a Distância ( NE aD) que produz cursos a distância e a proposta é ofertar cursos acessíveis, para ser possível garantir o acesso de educação de todos. Devido a esta preocupação da Unesp em produzir seus materiais acessíveis o objetivo deste estudo é apresentar a construção e a validação de um objeto educacional digital acessível, o Soroban, um simulador de um Soroban para realização das atividades. Um Objeto Educacional oportuniza de forma dinâmica o acesso e a aprendizagem de um conteúdo, no entanto, a produção dele para que seja acessível é uma tarefa complexa. Neste sentido esta pesquisa teve caráter descritivo em que apresentou parte do processo de construção e validação do objeto Soroban entre a equipe do núcleo formado pela Designer Educacional, equipe de programadores e validades de acessibilidade, que mantiveram o contato até que ele tornar‐se acessível.
Referência(s)