
O ESTUDO DA DIFERENÇA DE POTENCIAL (DDP) A PARTIR DE REAÇÃO DE OXIRREDUÇÃO (PILHA) E APLICAÇÃO DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL
2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12957/sustinere.2016.19689
ISSN2359-0424
AutoresYan Pedro Ulrich Mendes Ferreira, Alan Freitas Machado, Diego Barbosa Moura, Cláudio Elias da Silva,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA proposta desse trabalho é descrever uma experiência bem sucedida de ensino e aprendizagem aplicada a um grupo de estudantes do ensino médio com emprego do software educacional Modellus para simular uma reação de oxirredução em meio de ácido cítrico com eletrodos de ferro e cobre (pilha) e com isto objetiva-se estudar o comportamento do sistema através dos valores da energia potencial (DDP) que são fornecidos pela modelagem em função do volume de solução e confrontá-los com os valores obtidos experimentalmente. Observa-se então que o processo de criação da modelagem computacional vai além de uma melhora apenas nos conhecimentos teóricos dos alunos, estimulando-os a questionarem sobre toda a teoria envolvida no processo de criação da modelagem, propondo sugestões e buscando soluções para que contornem alguns problemas e limitações do software. Sendo assim, os alunos são levados para além de uma aprendizagem puramente teórica e abstrata, possibilitando que se apropriem dos fundamentos matemáticos e físicos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo um olhar crítico e estabelecendo sua autonomia através do diálogo entre seus pares e o professor. DOI: 10.12957/sustinere.2016.19689
Referência(s)