Artigo Acesso aberto Revisado por pares

VIVER JUNTOS EM NOSSA TERRA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

2016; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14210/contrapontos.v16n2.p299

ISSN

1984-7114

Autores

Lucie Sauvé,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O artigo apresenta um ensaio sobre o desafio ético e político da educação ambiental em relação ao nosso mundo fragmentado, em busca de sentido e pertencimento. As seguintes perguntas orientan a discussão : Como a educação ambiental pode contribuir na construção de nossas identidades pessoais e coletivas, e melhorar assim nossa relação com o mundo? Como ela pode favorecer o compromisso com a resolução de problemas sócio-ecológicos e a inovação ecosocial para a transformação de nossas sociedades? Nesse sentido, como ela pode inspirar a ação ecocidadã, baseada na democracia participativa, na justiça e equidade ambientais? Finalmente, como pode estimular a vigilância e a crítica social com vistas a influenciar as políticas públicas relacionadas com os assuntos sócio ecológicos, incluindo as políticas no campo da educação?

Referência(s)
Altmetric
PlumX