Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESTRATÉGIAS DE LEITURA: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO

2016; Wiley; Volume: 16; Linguagem: Português

10.1111/1471-3802.12175

ISSN

1471-3802

Autores

Lívia Maria Ribeiro Leme Anunciação, Helena Aparecida Gicca Arantes, Andréia Melanda Chirinéa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A leitura é um elemento importante para a construção das práticas pedagógicas inclusivas e interdisciplinares. Em, 2014, 21 alunos do curso de Pedagogia de uma cidade de médio porte do Brasil, participaram das atividades desenvolvidas pelo PIBID. Foram criadas estratégias de ensino para atender alunos de duas escolas públicas de educação básica com vulnerabilidade social com dificuldades de aprendizagem. O trabalho foi dividido em seis eixos temáticos ao longo dos seis meses de trabalhos. Cada mês tinha um tema gerador como: gêneros literários, valores, copa do mundo, folclore, meio ambiente e circo. As atividades buscaram desenvolver nas crianças a imaginação, a interação e superação das dificuldades na alfabetização e letramento. Foram desenvolvidas atividades como: a construção de histórias em quadrinhos, criação de histórias e atividades lúdicas que contribuíram para o ensino – aprendizagem dos discentes. Mudanças visíveis ocorreram nas práticas escolares levando os alunos a estar inseridos em práticas de leitura.

Referência(s)