Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ENSINO DE LATIM NA UNIVERSIDADE E O PAPEL DO DOCENTE

2016; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47295/mgren.v5i1.1070

ISSN

2317-0433

Autores

Francisca Ayanny Pereira Costa, Francisca Ayanny Pereira Costa,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O presente trabalho de pesquisa propõe-se discutir o ensino de latim no contexto da universidade. Por estar restrito às universidades, o ensino do latim suscita as seguintes questões: (a) o latim é uma língua morta? (b) aprender latim ajuda a aprender o português? (c) por que estudar latim? Observa-se que, em muitos casos, o professor da disciplina precisa adaptar seus métodos para o contexto da sala de aula. Autores, como Arruda (2009) e Miotti (2006) voltam seus olhares para as práticas de ensino da disciplina do latim nas universidades, posto que, muitas vezes, os métodos tradicionais tornam-se inadequados para a realidade dos Cursos Superiores. Com base nisso, a presente pesquisa baseou-se em uma experiência de monitoria, ocorrida durante os semestres letivos 2013.1 e 2013.2, nas turmas noturnas do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Regional do Cariri, para analisar as metodologias pedagógicas empregadas pelos professores da referida disciplina. Por se tratar de uma análise do tema, este trabalho sugere reflexões sobre “como” a língua latina está sendo ensinada na instituição de ensino superior e como isso pode contribuir para as práticas pedagógicas futuras. DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v5i1.1070

Referência(s)